sexta-feira, 26 de julho de 2019

Pirâmide olfativa para leigos - notas de saída, corpo e fundo

Antes de comprar um novo perfume, você costuma analisar a sua pirâmide olfativa ou apenas espirra na pele e se gosta, leva na hora?
Se você faz parte do primeiro grupo, é provável que não haja nenhuma novidade nessa postagem (ainda assim eu recomendo que leia, pois conhecimento nunca é demais e quem sabe você possa contribuir nos comentários). Entretanto, se é parte do segundo, tenho muito o que te contar sobre pirâmide olfativa e o que isso significa na prática
O mundo da perfumaria é incrível e apaixonante! Venha se apaixonar comigo ♥

Observe a imagem abaixo. Você percebe que a área verde é menor que a azul, que consequentemente é menor do que a amarela?
Esses tamanhos estão diretamente relacionados com o tempo de duração de cada fase. 

Na primeira fase, temos as notas de saída. São os cheiros que sentimos imediatamente após borrifar o perfume. Essa fase tem duração média de 20 minutos, ou seja, após esse tempo o cheiro vai mudar - total ou parcialmente. É por isso que eu sempre recomendo que a cliente espere um tempo antes de decidir se vai ou não adquirir um perfume, pois a saída pode ser desagradável e evoluir para algo muito bom! Infelizmente o contrário também é verdadeiro - quando a saída é gostosa e evolui para um cheiro desagradável -, mas isso é mais raro.

As notas presentes nessa fase evaporam mais rapidamente e representam de 10% a 20% da fragrância. Em geral, são utilizadas matérias-primas aquosas, leves e cítricas, como tangerina, laranja, bergamota e limão.

Algumas pessoas também chamam essas notas de notas de cabeça.

Na segunda fase, temos as notas de corpo ou notas de coração, que correspondem a até 40% da fórmula. Essas notas compõem a alma, a personalidade da fragrância, sendo as grandes responsáveis pela projeção da mesma. Esse cheiro vai perdurar por mais ou menos 6 horas na pele, por isso é importante estar atento aos elementos presentes.

O que compõe essa fase da pirâmide olfativa geralmente são elementos frutais e florais como jasmim (amo!), violeta, rosa, frutas vermelhas, pêssego e baunilha. Acordes verdes também podem estar presentes - o típico "cheiro de mato", cheiro de grama cortada...

No fim de nossa pirâmide olfativa, temos as notas de fundo ou de base, que correspondem a até 50% da fórmula. Essas notas se difundem pela epiderme e são grandes responsáveis pela fixação da fragrância, item importante quando falamos em performance. As notas de fundo perduram por cerca de 8 horas.

Elementos bastante usados - e que eu particularmente amo - são: âmbar, almíscar, patchouli, vetiver e cedro. Esses e outros elementos que compõem as notas de fundo são mais pesados e demoram mais a evaporar. Aqui são utilizados bálsamos, resinas e extratos de origem animal.

De acordo com os ingredientes mais presentes em uma fragrância poderemos classificá-las em amadeiradas, chipres, orientais, florais, frutais, herbais, gourmands, fougère... mas isso é assunto para outro post!

Existem muitas mais coisas que quero compartilhar com vocês sobre esse universo incrível, mas espero que tenha conseguido passar uma dose de conhecimento através desse post que servirá de base para quem não entende (entendia, né?) nada de nada.

Comenta aqui embaixo o que você mais gostou de descobrir! 

1 comentário:

  1. Oie,
    Adorei o post. Já ouvi falar sobre notas de saída e tudo mais, as nunca entendi como elas realmente funcionam. Achei muito interessante as informações.
    No meu caso, acho que os perfumes nunca duram tanto tempo (6 a 8 horas). Mas já aconteceu de eu chegar em uma loja amando um perfume e minutos depois não gostar dele tanto assim.
    Beeijoo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderEliminar